domingo, 1 de dezembro de 2019

Quarta aula

Quarta aula

Infelizmente eu não estive presente nesta aula, mas meus colegas me contaram sobre o que aconteceu e o Ranmeson me emprestou algumas de suas anotações, dessa forma serei breve no meu relato mas pontual.

O primeiro momento da aula se deu com a apresentação do livro ''O Labirinto do Fauno''. Até então eu não sabia da existência desse livro, embora eu goste muuuuuito do filme, gosto tanto que anos atrás até comprei a mídia física, o famigerado dvd. Pena que este se perdeu na ilusão do tempo. Bem, o ponto que percebo é que o filme deu origem ao livro, uma situação inversa em relação ao que costuma ocorrer.

Após isso a aula foi se afunilando para a história da educação, desde como a escola pública surgiu com a função de forma matéria prima para o mercado de trabalho, até questões como a aquisição do livro didático por parte dos professores. Sabemos que o livro didático é um recurso excelente para ser utilizado, mas que devido a formação precária de professores durante um longo tempo foi utilizado como muleta para o ensino. 

Essa questão no entanto vem se alterando, lentamente, é claro. A influência das teorias linguísticas perpassa todo o processo de confecção das letras, e por menos que possamos visualizar de sua influência nos livros didáticos é possível perceber a sua alteração ao longo das décadas, tornando-o mais dinâmico a partir da inserção de mais gêneros textuais, da multimodalidade.

No segundo momento da aula houve apresentação do texto 7 ''Livros didáticos e avaliação de aprendizagem: uma revisão teórico-prática'' de Sueli S. Fidalgo. O enfoque foi na avaliação, é claro, e que remonta de um longo tempo. Outros pontos são a forma como o homem vem construindo suas atividades ao longo do tempo; a avaliação como punição ou ameaça; o enfoque avaliativo voltado apenas à preparação do aluno para exames, tal qual o vestibular e não para à vida. Com esses apontamentos somos direcionados a pergunta: qual o objetivo do livro didático?

Por fim, houve a presença do Professor Adriano, egresso da universidade. É gratificante saber que ele já tem um emprego, isso é claro enche nossos corações universitários de esperança. 

The end (o)




Nenhum comentário:

Postar um comentário