Segunda aula
Chegando na aula a professora estava apresentando o conceito de material didático. Apesar de ''entender'' o uso do material didático, nunca pensei nas reflexões teóricas acerca dele. Pois muito bem, a monitoria da professora Evany me deu a lista de presença e como o dia estava muito quente, tão quente que no relógio digital apontava 40ª, eu só consegui colocar como ''palavra do dia'' calor. Da parada até a unidade da ens eu caminho uns 7min, então ainda estava me recuperando.
Além da presença também haviam outras duas folhas que a monitora me entregou, mas não podia
virá-las ainda. Enquanto a professora falava fui anotando rapidamente as informações do quadro
e ao terminar anotei o que ela dizia. Geralmente eu anoto muito nas aulas, em palestras, basicamente
é meu meio preferido de estudar, assim consigo centrar bem no que está sendo dito e tenho SEGURANÇA caso me perguntem algo. Mas prefiro que não perguntem, até por isso sempre anoto,
isso evita que o olhar do professor, seja ele qual for, me alcance.
É algo que aos poucos vou melhorando, tanto que até comentei algo na aula, isso foi mais lá na frente, quando a professora perguntou se havíamos lido a impressão que ela entregou na semana anterior com trechos de diários dos alunos e sugestões para a disciplina. Eu li essa folha no dia mesmo, não identifiquei gente conhecida porque não falo com tanta gente assim, mas foi bem interessante, me surpreendeu. Observando agora minhas anotações, vejo a pergunta:
O que é material didático?
Vou tentar voltar no tempo e lembrar como o conceituava. Surgem diversas imagens na minha mente, livros, revistas, filmes, jogos manuais ou digitais. Sempre nesse nicho de recursos físicos ''comerciais'' e alguns ''originais''. É interessante rever isso, porque ao ouvir as ideias da professora, eu não me choco com as possibilidades de material, mas eu não as inseria nos meus planejamentos de aulas futuras. Inseria muito filme, isso eu admito.
A professora continuou falando sobre os tipos de material didático, já citei alguns acima mas
vou listá-los em ordem, são eles:
Vou tentar voltar no tempo e lembrar como o conceituava. Surgem diversas imagens na minha mente, livros, revistas, filmes, jogos manuais ou digitais. Sempre nesse nicho de recursos físicos ''comerciais'' e alguns ''originais''. É interessante rever isso, porque ao ouvir as ideias da professora, eu não me choco com as possibilidades de material, mas eu não as inseria nos meus planejamentos de aulas futuras. Inseria muito filme, isso eu admito.
A professora continuou falando sobre os tipos de material didático, já citei alguns acima mas
vou listá-los em ordem, são eles:
- Material original: que nasce através do olhar do professor sobre um objeto;
- Material comercial: que é pensado já para o fazer escolar;
- Material desenvolvido pelo professor: que penso será o que mais utilizarei junto material ao material original;
- Material humano: são aliados (esse outro conceito que a professora explorou nessa aula).
Assim a aula seguiu até o intervalo. Nesse dia seríamos liberados às 16h, mas acabamos ficando o horário inteiro, pois o compromisso da professora foi cancelado. Durante o intervalo fiquei conversando com o Ranmeson sobre nossos animais de estimação, foi legal, quis pontuar isso porquê gosto muito de animais. Na retomada da aula a professora falou sobre as múltiplas inteligências e como deveríamos nos preocupar em oportunizar aos alunos desenvolvê-las, ou seja, fazer avaliações e atividades diferentes, usar alunos como aliados na confecção de trabalhos específicos que valorizem suas potencialidades, etc.
Isso é muito bom, não nos vejo vivendo isso na faculdade com tanta frequência. O que me lembra das aulas de ''História da Arte'' em que me sentia muito feliz de poder produzir. Um pouquinho de desenho, de pintura, já é um agrado para o coração. Chegando no fim da aula a professora Evanny junto da sua monitora fizeram dos textos para discussão. Meu grupo ficou com o texto 8, na apresentação que ocorrerá (ou melhor já ocorreu, pois falo do passado no futuro) dia 11/10/19. Antes dessa apresentação temos mais dois grupos e antes deles a Oficina de Fanzine para a qual já estive muito animada, pois estou falando no futuro e já vivi isso.
Sobre o algo que comentei na aula, foi a respeito de um trecho do diário de alguém que dizia sobre a aula ser cronometrada igual o tempo numa fábrica do distrito. A professora falou sobre isso dizia o quanto era importante ordenarmos e reordenarmos o nosso tempo, afim de aproveitá-lo melhor na aula. Nas minhas anotações pessoais escrevi ''aprender a lidar com Saturno'', pois gosto de enxergar com olhos de místico, nem que seja para avivar a monotoniado dia a dia.
Sobre o algo que comentei na aula, foi a respeito de um trecho do diário de alguém que dizia sobre a aula ser cronometrada igual o tempo numa fábrica do distrito. A professora falou sobre isso dizia o quanto era importante ordenarmos e reordenarmos o nosso tempo, afim de aproveitá-lo melhor na aula. Nas minhas anotações pessoais escrevi ''aprender a lidar com Saturno'', pois gosto de enxergar com olhos de místico, nem que seja para avivar a monotoniado dia a dia.
Enfim, quando a aula terminou fiquei lá um tempo, ouvindo conversas de colegas e pensando sobre. Depois desci para ficar no hall, pois estava fazendo o turno noturno de inscrição para semana de letras. Bem chato ficar sexta à noite depois da aula na faculdade, o ponto positivo é que não peguei o horário de pico das 18h para voltar para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário